Tarot na cultura popular – dois programas de TV que apresentavam cartas de tarô

Afinal, neste mundo onde as pessoas estão preocupadas com a morte e a mortalidade, nada é mais alarmante do que a imagem da Carta da Morte. Esta carta de tarô é talvez a mais popular do baralho. Tradicionalmente, a TV, o cinema, a literatura e outras artes sempre apresentaram dramaticamente o lado sinistro desta carta de tarô, e assim o público pode ser perdoado se assumir erroneamente que a carta da Morte é equivalente à morte real.

Apenas para esclarecer as coisas, a carta da Morte nem sempre é uma carta temida que significa morte. Em vez disso, a carta da Morte deve ser bem-vinda para o renascimento que Consulter Tarot Online certamente se seguirá; é a única maneira de renascer. A morte, então, não é apenas a morte física, mas um catalisador para mudança e transformação para algo melhor e maior.

Tarot como um dispositivo de contar histórias

O que realmente torna o tarô enraizado na cultura pop são seus poderes inerentes de contar histórias. As ricas imagens e simbolismos das cartas de tarô são um grande campo minado de histórias e narrativas que inspiraram artistas em todos os lugares.

E assim chegamos a dois notáveis ​​programas de TV que apresentavam cartas de tarô de uma forma inovadora e sem clichês.

Final Repose de Clyde Bruckman, episódio em The X-Files
(exibido pela primeira vez em 13 de outubro de 1995)

Neste episódio, um serial killer está à solta, visando adivinhos e leitores de cartas de tarô. Peter Boyle tem um desempenho esplêndido aqui como Clyde Bruckman, um médium dotado da capacidade de prever a morte das pessoas, e a quem os agentes do FBI Mulder e Scully recrutam para ajudá-los a capturar a próxima vítima do assassino.

Indiscutivelmente, este é um dos episódios favoritos de muitos X-philes (fãs da série). A narrativa inteligente transformou um drama policial simples em uma história brilhante. Como tal, o episódio revela claramente a tensão entre o ceticismo de Scully e a fé inabalável de Mulder em assuntos como adivinhação psíquica e adivinhação.

Filhas de outras pessoas , episódio em My So-Called Life
(exibido pela primeira vez em 4 de novembro de 1994)

Aprofundando o conflito de mães versus filhas, este episódio mostra Angela Chase (interpretada por Claire Danes) aprendendo a ler tarô em um curso intensivo com a mãe de sua melhor amiga Rayanne.

Quem exatamente está cuidando de quem? Aqui, Angela percebe que ela é uma filha para sua mãe, como sua mãe também é uma criança para ela, e seus desentendimentos muitas vezes surgem da recusa em reconhecer esse fato. Angela decide fugir da festa de aniversário de casamento de seus avós em favor da festa de aniversário de Rayanne, e lá ela vê em primeira mão o relacionamento conturbado de sua melhor amiga com sua mãe.

No final, Ângela declara que cada carta de tarô tem um nome, seus amigos e familiares correspondentes aos personagens nelas: o Mago, o Louco, a Imperatriz, etc. Nenhuma carta é boa ou ruim. Todos nós desempenhamos um papel, cada um de nós é mestre de nosso próprio destino.